O Grupo


Convidamos a todos e a todas que venham compartilhar conosco o direito á arte e à vida!

Em 2014 o Grupo TIA completa uma década de existência promovendo uma série de atividades como os seus 04 espetáculos de repertório, o Festival de Teatro FESTIA e tantas outras iniciativas.O grupo TIA (Teatro Ideia Ação) foi fundado em 2004. Tem como proposta um teatro experimental, de intervenção social, onde se possa pesquisar e descobrir formas desse “fazer teatral’”. Uma de suas características é a itinerância, viabilizando seus espetáculos para um fácil acesso ao público em geral.
         Em sua trajetória o grupo criou diversas intervenções cênicas, performances, rádio teatro, espetáculos infantis e teatro de rua. Em 2005 estreou com o espetáculo infantil João Jiló. Já em 2007, foi realizada sua primeira montagem de rua, Poesia em Movimento com poemas de Bertold Brecht.
        Entre “palhaçadas e chapeladas”, em 2009 ganhou o prêmio de Patrimônio Imaterial “Personagens do Centro de Porto Alegre”, idealizado pelo Instituto Hominus em parceria com a UNESCO, IPHAN e Ministério da Cultura, com o personagem palhaço Guarda do Apito, onde desenvolvia performances e esquetes de rua.
        No final de 2009 montou o espetáculo Histórias de Circo Sem Lona, a partir dos jogos e improvisos criados na rua e do estudo realizado nas reprises e gagues tradicionais de palhaço de circo. Ainda em 2009 tornou-se integrante e articulador da Rede Brasileira de Teatro de Rua, onde abriu a Mostra do 7º Encontro Brasileiro e 1° MERCOSUL de Teatro de Rua/RS. Em 2010 foi Grupo convidado do Festival de Teatro de Inhamuns e do 26° Encontro do Movimento Popular Escambo Livre de Rua/CE, da Programação do Circo Grock de Natal/RN, da VI Mostra de Teatro de Rua da São Miguel Paulista/SP. E ganhou o Troféu Giacomazzi por serviços prestados a cidade de Canoas.
         Em 2011 foi contemplado com o Prêmio Mais Cultura Território de Paz do Ministério da Cultura, onde fez a remontagem do espetáculo Poesia em Movimento/Uma experiência Cenopoética com poemas de Ray Lima e B.Brecht. Em 2012 foi Grupo convidado do Amazônia Encena na Rua/RO, contemplado com o Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2012 e com o Prêmio Empreendedor Cultural, patrocínio da AESUL. Em 2013 foi convidado pelo 8° Festival Palco Giratório de Porto Alegre/SESC, 8° Festival Nacional de Campo Limpo/SP e 10° Festival de Teatro de Rua de Recife/PE e contemplado com o Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura.
        Recentemente realizou o Programa de Incentivo a Cultura de Canoas e ganhou o Concurso Cultura 2014, apresentando no Circo Picolino e no Teatro do SESC Pelourinho em Salvador/BA.
          Atualmente reside em Canoas/RS, onde produz o “Zine” independente O Mio do Gato e organiza a Mostra de Teatro “FESTIA - Persistência e Pé na Tábua". Realiza ainda uma programação cultural ativa e aberta ao público pelas ruas e parques das cidades de todo território Nacional.

ESPETÁCULOS DO GRUPO:

·         João Jiló- Teatro infantil 2005
·         O Despertar do C3- Performance 2005
·         Geni e o Zepellin- Performance 2006
·         Mais Valia- Performance 2006
·         Manuel e a Pequena Vendedora de Fósforos- Teatro infantil 2006
·         Poesia em Movimento- Teatro de Rua 2007
·         90 Anos da Greve Geral- Performance 2007
·         Quando as Máquinas Param- de Plínio Marcos- Rádio Teatro 2007
·         A Chuva dos Sonhos- Contação de Histórias 2008
·         O Tesouro do Pirata- Contação de Histórias 2008
·         avalha na Carne- de Plínio Marcos- Rádio Teatro 2009
·         O Abajur Lilás- de Plínio Marcos-  Rádio Teatro 2009
·         Histórias de Circo Sem Lona- Teatro de Rua 2009
·         Os Azuis e os Amarelos- Contação de Histórias 2010
·         Circo Pocket Show- Show Infantil Circense 2010
·         Remontagem Poesia em Movimento- Teatro de Rua 2011
·         Circo Variety Show- Cortejo Circense de Rua 2012
·         As Ginetiadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles – Teatro de Mamulengo 2013