O Mamulengo
O
Movimento Escambo de Teatro Livre de Rua
Junio
Santos e o Movimento Escambo Livre de Rua
O Grupo
TIA teve a oportunidade de conhecer o Movimento Escambo e os grupos que o
compõem. Vivenciando diversas trocas e apresentações em uma circulação de dois
meses pelos estados do RN e CE no nordeste do Brasil em 2010. De lá para cá, o
grupo TIA tem estreitado uma relação de afetividade, parceria e muita admiração
por essas figuras e pelo movimento, e se influenciado com a relação ética e
estética dos espetáculos produzidos pelo Escambo, assim como a relação de “cena
aberta” no qual o grupo faz referência em suas intervenções. Em 2011, o Grupo
TIA se aventurou em utilizar uma experiência *cenopoética, no espetáculo Poesia
em Movimento.
*Cenopoesia:
forma conhecida pelo Movimento Escambo que foi difundida e tem sido estudada e
estimulada pela figura do Escambista Ray Lima.
O
Movimento Escambo de Teatro Livre de Rua é um movimento de irradiação cultural
que reúne, atualmente, além de grupos de teatro de rua, poetas, e artistas
populares dos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Açailândia no
Maranhão, Uruará no Pará, Samambaia no Distrito Federal, Campinas em São Paulo,
Rio de Janeiro, Canoas no Rio Grande do Sul e Rosário na Argentina, com o
intuito de socializar suas experiências artísticas, culturais, políticas e
comunitárias.
O
Movimento Escambo surgiu em 1991 de um ato de solidariedade de grupos e
artistas populares ao povo da cidade de Janduís, RN, que viviam em estado de
calamidade pública decorrente de uma grande seca e da falta de políticas
públicas no Estado.
O
Movimento Popular Escambo Livre e Rua está pelas ruas do nosso país desde
1991.Trata-se de “uma experiência coletiva de mobilização e organização social
e de atuação política em termos regional e local. Um espaço livre de produção
de conhecimento e de inclusão social; de inserção do cidadão comum” (Ray Lima).
A Tribo
de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
A Tribo
de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz Se faz presente no inicio do grupo como
referência de teatro político e social e no questionamento sobre “teatro de
grupo” e no termo “atuador “(referência do Living Theatre) Tendo assim os
integrantes do grupo sido possibilitado importantes oficinas de teatro
,seminários e também cursos de formação em teatro de qualidade impar e de forma
gratuita, tivemos também a oportunidade de criar referencia com vários
pensadores e dramaturgos trazidos a tona pela tribo que viriam a ser
muito importante para futuras montagens do grupo, ente eles B.Brecht. Desde
então acompanhamos a caminhada da tribo juntamente com sua luta com muito
encanto e adimiração.
A Tribo
de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz surgiu em 1978 com uma proposta de renovação
radical da linguagem cênica. Durante esses anos criou uma estética pessoal,
fundada na pesquisa dramatúrgica, musical, plástica, no estudo da história e da
cultura, na experimentação dos recursos teatrais a partir do trabalho autoral
do ator. Não se limitando à sala de espetáculos, desenvolveu uma linguagem
própria de teatro de rua, além de trabalhos artístico-pedagógicos junto à
comunidade local. Abriu um novo espaço para a pesquisa cênica - a Terreira da
Tribo de Atuadores Ói NÓis Aqui Traveiz, que funciona como Escola de Teatro
Popular, oferecendo diversas oficinas abertas e gratuitas para a população.
Esta é a
defesa que o Ói Nóis faz: o teatro como resistência e manutenção de valores
fundamentais que diferenciam uns de outros: a solidariedade, a honestidade
pessoal e a liberdade. Fazendo um teatro a serviço da arte e da política, que
não se enquadra nos padrões da ética e da estética de mercado. O teatro como um
modo de vida e veículo de a sua função é social: contribuir para o conhecimento
dos homens e ao aprimoramento da sua condição. Num mundo marcado pela exclusão,
marginalização, pela homogeneização, pelo pensamento único, enfim, pela
desumanização e pela barbárie, cada vez mais é vital e necessário denunciar a
injustiça, as vendas de opinião, o autoritarismo, a mediocridade e a falta de
memória.idéias: um teatro que não comenta a vida, mas participa dela!
A RBTR
(Rede Brasileira de Teatro de Rua)

Em 2009 o Grupo TIA teve a oportunidade de ingressar na RBTR movimento onde se faz importante ao grupo pela pluralidade estética e de organização que experiência e troca com os diversos grupos existentes na rede onde vários já tivemos a oportunidade de trabalhar e vivenciarmos ótimos momentos juntos e temos a certeza de que muitos ainda virão.
A Rede
Brasileira de Teatro de Rua criada em março de 2007, em Salvador/BA, é um
espaço físico e virtual de organização horizontal, sem hierarquia, democrático
e inclusivo. Todos os artistas-trabalhadores e grupos pertencentes a ela podem
e devem ser seus articuladores para, assim, ampliar e capilarizar, cada vez
mais, suas ações e pensamentos.
Sua
missão: de lutar por políticas públicas culturais com investimento direto do
Estado em todas as instâncias: municípios, Estados e União, para garantir o
direito à produção e o acesso aos bens culturais a todos os cidadãos
brasileiros.
Os Artistas Populares de Rua
Os artistas que em geral não participam de editais , não tem apoio de festivais de mostras e nem outros incentivos e mesmo assim tocam o seu trabalho inclusive “formando plateia” para o teatro de rua ,apresentam nas mais diferentes áreas. Mágicos, desportistas, mímicos, músicos, entre outros fazem da rua o seu palco, alegrando os transeuntes com bom humor e questionamentos . E claro, ao final da apresentação passam o “chapéu” para receber da platéia a sua contribuição e assim continuar seu trabalho. Nossa referencia mais próxima entre outros artistas no Sul e no Brasil é o Homem do Gato personagem muito conhecido no RS, e consideramos um mestre da cultura popular, faz seu Show nas ruas a mais de trinta anos onde domina sua roda sozinho, fazendo o público entrar em uma catarse hipnótica , conquistando crianças e adultos com um conhecimento técnico onde pouco se ver por aí. geralmente os artistas não têm dia fixo nem horário de ‘expediente’ e, em dias de chuva eles não costumam trabalhar por questões práticas. Tendo isso em vista, basta andar nas ruas e se surpreender com uma apresentação de prender a atenção ao ar livre. O ingresso a esse espetáculo é um sorriso e uma salva de palmas.
O
Treinamento do Ator e a Pré Expressividade
Não
gostamos muito do termo treinamento, menos ainda de adestramento, mas
acreditamos que podemos criar e relacionar várias atividades e exercícios para
colaborar com a cena de forma direta ou indireta com o corpo do ator. Nos
utilizamos de algumas vivências contínuas de algumas lutas de origem marcial,
luta livre de exibição e com mais frequência da capoeira. Essas
atividades cotidianamente usamos de forma disassociada do teatro.
Alguns
mestres nessas referencias onde já bebemos da fonte:
Karate
Shotokan: ISS Hoqai : Sensei Jorge Mattos
Luta
livre de exibição :Titãs do Ringue:Professor Shaolin
Aikido RS
Aikikai Sensei Cristian Santana
Capoeira
Angola . Capoeira Angola Brasil Professor Anderson Guerra
Capoeira
Angola: Africanamente escola de capoeira Angola:Contra Mestre Guto Obafemi
Observação: Estamos sempre em busca de novas referências que nos toquem e influenciem.
Observação: Estamos sempre em busca de novas referências que nos toquem e influenciem.