Teatro Infantil





Nossas referências de oficinas vão dos famosos jogos de Augusto Boal aos exercícios da Viola Spollin. Utilizamos bastante brincadeiras de cultura popular e outras criadas e experimentadas por nós mesmos. Quanto aos espetáculos, nosssa referências mesclam os já citados grupos e pessoas e o teatro de bonecos, de vara, de objetos, de fantoches... que aprendemos muito vendo e experimentando de forma muitas vezes autodidata, não tendo mestres específicos, mas aprendendo um pouco com cada um que passa em nossas vidas. Misturamos as linguagens de música,  bonecos, circo e contação de histórias. Atualmente o grupo mantém o projeto "Histórias da TIA" onde viabiliza a apresentação de espetáculos/contações de histórias de pequeno e médio porte em escolas, clubes e instituições públicas e privadas, utilizando palcos e espaços alternativos, facilitando uma maior viabilidade das apresentações.



Teatro na Escola
O Grupo TIA circula muito nas escolas e defende a presença do teatro no ambiente escolar como de extrema importância.

Permite ao aluno evoluir a vários níveis: na socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário, entre muitos outros.

Por outro lado, quando devidamente estruturado e acompanhado, ajuda o professor a aperceber-se de traços da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento, permitindo um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico.

O teatro direcionado às crianças pode ser relacionado com diversas áreas como a psicologia e a música, devendo todos os professores fazer um esforço para se inter-relacionarem. Quando devidamente dirigidas, as crianças atingem resultados finais surpreendentes.